sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Mensagem de Natal

Cristo na manjedoura.

Jesus nasceu numa manjedoura e entrou em nossas vidas de uma maneira simples. Não como rei, mas como servo e, acima de tudo, como referência. Porque as coisas simples da vida são as mais duradouras e consistentes.

Cristo venceu o tempo e é parâmetro até os dias atuais. Mesmo tendo nascido há mais de 2000 anos e vivido numa sociedade sem nenhum dos atuais recursos tecnológicos e com pouquíssima ciência, o unigênito de Deus é sempre sinônimo de sabedoria.

O que mais me intriga é que todos os movimentos dEle tem um sentido e razão. Nada que ele fez ou falou foi por acaso. Tudo foi minuciosamente pensado. Do nascimento à ressurreição tudo faz sentido. Hoje, vou me ater apenas à questão da manjedoura, uma grande ironia histórica: o filho de Deus nasceu sobre o lugar em que os animais se alimentavam, enquanto todos esperavam um rei sobre um belo cavalo e acompanhado de um forte exército.

Às vezes, em nossas vidas, esperamos o agir de Deus de forma semelhante à que os judeus esperavam (muitos ainda esperam) nos dias pré-cristãos. Esperamos algo volumoso, alardeador e começamos a nos preparar para este momento. O problema é que nos armamos e começamos a impor, segundo o nossos pensamentos, a forma do Todo Poderoso agir. Isso nos torna insensíveis e incapazes de perceber a simplicidade do mover do Senhor.

Naquela época, muitos duvidaram que aquele menino, nascido em tão precárias condições, era o Messias. Hoje, muitos duvidam do milagre de Deus em suas vidas por que não conseguem enxergar com os olhos do coração. Naquela época, dizer que o filho de Jeová nasceu no meio de animais parecia uma heresia. Hoje, para muitos, as dificuldades são motivos suficientes para duvidarem que Deus está no comando das suas vidas. Mas o que o Senhor sempre garante àqueles que o amam foi muito bem falado por Cristo, nos seus últimos momentos entre os homens: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33).

Cristo não disse que não íamos passar por dificuldades, assim como Deus nunca garantiu que o seu filho seria um magnata na comunidade judaico-romana. Portanto, não quero aqui passar uma mensagem de conformismo, muito pelo contrário, desejo que você vença as dificuldades e avance em seus ideais. Contudo, nunca se esqueça que o Altíssimo age de forma simples e especial, como Cristo na manjedoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário